The smarter E AWARD 2023: Finalistas apresentam suas soluções para a nova realidade energética

Comunicado de imprensa – Quinta-feira, 11 de maio de 2023

Munique/Pforzheim, 11 de maio de 2023 – Há uma revolução no setor energético no mundo todo, na qual a energia fotovoltaica desempenha um grande papel: segundo uma previsão da Agência Internacional de Energia (IEA), a fotovoltaica está em vias de superar o gás natural em 2026 e o carvão em 2027 como a principal fonte de eletricidade. Mas o armazenamento, a eletromobilidade e as soluções integradas de energia são outros fatores decisivos para o sucesso da transição à energia sustentável. A realidade energética do amanhã dependerá de empresas visionárias, inovações tecnológicas e novas ideias e conceitos. As melhores e mais inovadoras iniciativas nessas áreas foram indicadas ao prêmio The smarter E AWARD 2023. As empresas vencedoras receberão seus prêmios em 13 de junho, a véspera do evento The smarter E Europe com suas quatro feiras simultâneas: Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe, a realizar-se de 14 a 16 de junho no Messe München.

Inteligente, inovadora, interdisciplinar –a maior plataforma do setor energético europeu, The smarter E Europe, lançará os holofotes sobre os principais temas da nova realidade energética. O evento enfoca energia solar, tecnologia de armazenamento, gestão de energia e eletromobilidade. O prêmio Smarter E AWARD foi lançado em 2018 para homenagear projetos de cruzamento setorial. O prêmio de inovação presta reconhecimento a empresas e produtos que contribuam para construir o futuro fornecimento de energia. O prêmio será entregue para notáveis realizações e inovações a partir das 18h de 13 de junho na sala 1 do Centro Internacional de Congressos de Munique (ICM). Também serão entregues na cerimônia o Intersolar AWARD e o ees AWARD, assim como o Power2Drive AWARD e o EM-Power AWARD –estes pela primeira vez.

Os finalistas ao prêmio The smarter E AWARD 2023

FENECON (Alemanha): Um poderoso sistema de armazenamento de energia para a Electric PostAuto em Brugg (Suíça)

A principal estação rodoviária da cidade suíça de Brugg usa um contêiner modular de armazenamento combinado com uma instalação fotovoltaica para fornecer energia de baixo carbono a uma das linhas de ônibus. O compacto contêiner de 3m contém baterias de 352 kW e capacidade de carregamento de 328 kWh. O sistema de gestão de energia de código aberto garante que os ônibus sejam energizados com 100% da eletricidade produzida pela instalação fotovoltaica na laje da rodoviária. O conceito holístico de energia do primeiro posto de carregamento para ônibus elétricos na Suíça garante a disponibilidade permanente de energia de carregamento necessária, ao passo em que se reduz a utilização na rede. Adicionalmente, o posto de carregamento permite a integração de pequenas baterias veiculares, assim economizando dinheiro e recursos. Se necessário, o sistema de armazenamento pode ser expandido até uma capacidade de 600 kWh e uma potência de até 700 kW.

Fluence (EUA): Instalações de armazenamento de baterias Luna e LAB

Em Lancaster, Califórnia, um complexo incluindo dois sistemas de armazenamento de energia fornece reforço à rede durante períodos de alta demanda, reduzindo apagões. As baterias também são usadas para regular a frequência e integrar energias renováveis, além de servir de reserva em caso de queda da rede elétrica. No entanto, o principal modelo desse negócio está relacionado à gestão de arbitragem no mercado de energia. Com a volatilidade nos preços de eletricidade no mercado de energia, os sistemas de armazenamento vêm ficando tão atraentes que já conseguem financiar a si mesmos. Isso é possibilitado principalmente por negociações automáticas via informática na comercialização do armazenamento no mercado de energia. O sistema compreende o primeiro projeto, o “Lancaster Area Battery” (LAB), com 508 MWh e 127 MW, e o Luna, um projeto de armazenamento autônomo implantado posteriormente com 400 MWh e 100 MW. No total, o projeto tem capacidade de armazenamento de 908 MWh e potência de 227 MW, tornando-o um dos maiores complexos de armazenamento de energia do mundo.

HPS Home Power Solutions (Alemanha): Multi-picea – Propriedade comercial independente

Uma instalação fotovoltaica associada a um sistema a hidrogênio de armazenamento de energia fornece eletricidade e calor, com zero emissões de carbono, a uma propriedade comercial em Meckenheim, perto de Bonn, na Alemanha. O acumulador é carregado com o excedente de energia de uma instalação fotovoltaica de 98 kWp localizada na laje e na fachada do edifício. Com energia renovável, o edifício é totalmente independente da rede. O calor produzido durante a conversão do hidrogênio é utilizado através de duas bombas de calor. Estas são alimentadas com a energia reconvertida, que é armazenada como hidrogênio em tanques de gás durante o verão. Embora esse tipo de armazenamento a longo prazo exija um grande investimento que o inviabiliza financeiramente, o projeto serve para demonstrar e tornar acessível a uma grande base de clientes o que é possível realizar com as tecnologias atuais. O sistema é expansível sem limite.

Maschinenfabrik Reinhausen (Alemanha): FlexNet-EkO

Este projeto de pesquisa situado em Bobritzsch-Hilbbersdorf, na Alemanha, enfoca o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para inserir nas redes locais a crescente parcela de energias renováveis e otimizar a operação de modo a preparar essas redes para o futuro. Tais conceitos reduzem a necessidade de expandir as redes de média e alta tensão pois pode-se usar as redes locais para alimentação com energia solar e carregamento de veículos elétricos. Além disso, elimina-se o custo de fornecimento de potência reativa. Esse tipo de operação melhora a qualidade da corrente ao estabilizar a tensão e a frequência, elimina interrupções e aumenta a vida útil dos equipamentos conectados à rede. Nesse exemplo concreto, a rede local não é alimentada por transformadores como de costume, mas é desvinculada por meio de um conversor de frequência, possibilitando o uso de frequências diferentes do padrão em certas porções da rede de modo a servir a determinados consumidores ou grupos de consumidores separadamente.

(re)energisa (Brasil): Vila Restauração Microrrede da Amazônia: Energia limpa e confiável para todos

Neste projeto brasileiro, a energia fóssil do fornecimento de uma vila foi substituída por energias renováveis. A eletricidade foi disponibilizada a 200 famílias 24/7 a um custo baixo, em contraste ao fornecimento anterior, provindo de geradores padrão como motores a combustão que funcionavam três horas por dia. Em seu lugar, foi implantado um sistema híbrido composto por energia fotovoltaica a 325 kWp e um sistema de baterias de lítio de 829 kWh , além de dois geradores de 116 kVA. Os geradores rodam com biocombustível derivado de azeite de dendê produzido localmente, e são usados principalmente para fornecimento de reserva. São acionados automaticamente quando a carga da bateria atinge um nível muito baixo. A cobrança é feita digitalmente, e inclui um limite de consumo de energia, conferindo um aspecto social a este projeto. Para garantir o fornecimento sustentável a longo prazo, cada família está limitada a um limite de consumo mensal de 80 kWh. O medidor inteligente desconecta remotamente o consumidor que ultrapasse o limite.

Sungrow Floating PV (China): Projeto híbrido solar flutuante da barragem EGAT Sirindhorn

Um sistema fotovoltaico flutuante de 58,8 MWp foi construído no reservatório de Sirindhorn, na Tailândia. A usina solar flutuante é a maior do gênero e é composta por sete blocos, cada um com potência de 8,4 MWp, perfazendo um total de 144.420 módulos fotovoltaicos. O sistema fotovoltaico está conectado à usina hidrelétrica local por meio de um conceito de energia integrada. O sistema de gestão de energia ajusta as duas fontes às variações de demanda, garantindo uma produção contínua de eletricidade, independentemente do nível de irradiação. Com capacidade anual de cerca de 55 milhões de kWh, a usina híbrida reduz as emissões de carbono em cerca de 47.000 toneladas por ano.

Carregador Wallbox (Espanha): Sirius by Wallbox

Um acumulador estacionário com 23 baterias Nissan LEAF foi conectado à frota de carros da sede da Wallbox em Barcelona, conectados através de alimentadores bidirecionais. Além disso, o acumulador estacionário com potência de 250 kW e capacidade carregamento de 560 kWh é alimentado por uma instalação fotovoltaica de 156 kWp. A energia solar é usada para carregar veículos elétricos e baterias estacionárias principalmente fora do horário de pico. O conceito foi implementado depois que a empresa ampliou sua sede em 11.000m² e 650 postos de trabalho, o que tornou insuficientes os 173 kW provindos da rede. O custo de incrementar a utilização da rede teria sido consideravelmente maior. Essa solução acabou reduzindo a dependência da rede elétrica em 50%, ao passo que a taxa de autoconsumo aumentou em 50%. O sistema inteligente de gestão de energia com consumo flexível, também conhecido como “transferência de carga”, evita a compra de energia elétrica em períodos de alta tarifação de energia.

Para mais informações sobre os prêmios, visite:
www.TheSmarterE-award.com
www.intersolar-award.com
www.ees-award.com
www.powertodrive-award.com
www.em-power-award.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.