Energia renovável distribuída na rede elétrica: Oportunidades e desafios

Quarta-feira, 26 de agosto de 2026

Tempo
9h00–10h10
Pavilhão
2º andar
Sala
Cantareira 4-5

A energia renovável distribuída está redesenhando a lógica de oferta e consumo de eletricidade, aproximando a geração dos centros de carga e dando maior autonomia aos consumidores. Tais mudanças abrem espaço para aprimoramentos legais, regulatórios, técnicos, operacionais e em inovação. Neste painel, especialistas apresentarão soluções e perspectivas para o futuro da geração distribuída.

9h00–9h10Boas-vindas e introdução

Bárbara Rubim

Presidente do Conselho de Administração

Bright Strategies

9h10–9h20Outro palestrante a ser anunciado

9h20–9h30Novos modelos de negocio para GD solar

José Neto

Gerente de Novos Negócios

Bright Strategies

9h30–9h40Papel do armazenamento no futuro da geração distribuida

Fábio Carrara

Fundador e Chefe Executivo

Solfácil Energia Solar e Serviços Financeiros Ltda.

9h40–9h50Controle de exportação de inversores fotovoltaicos: uma ferramenta estratégica para sustentar a geração distribuída no Brasil

Anderson do Nascimento Severo

Gerente Técnico

IEM-Instituto de energia e mobilidade

9h50–10h00A digitalização do setor elétrico brasileiro: implementando DSOs para viabilizar mercados de energia descentralizados

Frederico Carbonera Boschin

Diretor Executivo

Noale Energia

10h00–10h10Perguntas e respostas

Maior evento solar da América Latina
Saber mais
Palestrantes
Palestrante
Bárbara Rubim, Bright Strategies

Presidente do Conselho de Administração

Brasil

Bárbara Rubim é advogada especialista em regulação do setor elétrico, com MBA em Finanças pela UFU. Lidera a Bright Strategies, consultoria focada na estruturação de negócios em energias renováveis.Nos últimos cinco anos, participou do desenvolvimento de mais de 780 MW em projetos. Já capacitou mais de 8.300 profissionais em seus treinamentos e Masterclass sobre GD e Mercado Livre.É Presidente do Conselho da ABSOLAR, conselheira do LAC Council e Diretora de Energia da FIESP.

Palestrante
Frederico Carbonera Boschin, Noale Energia

Diretor Executivo

Brasil

Advogado especialista no Setor Elétrico com 20 anos de experiência no mercado. Atua na estruturação de projetos por fontes renováveis (Eólica, RSU, Biomassa, CGHs/PCHs e Solar), bem como no desenho de modelos de negócios para os Mercados Regulado (ACR), Livre (ACL) e MMGD.Coordenador Estadual da ABSOLAR (Santa Catarina); Membro do Grupo de Energia do Conselho de Infraestrutura da FIERG; Conselheiro Fiscal e Diretor de Energia Solar no SindienergiaRS; Professor da PUC/RS e PUC/MG; Bacharel em Direito (UFRGS); MBA em Gestão Empresarial (FGV/RS); Mestre em Direito Econômico (Universidade de Lisboa); Pós-graduado em Engenharia de Energia (PUC/RS); Pós-graduado em Regulação do Setor Elétrico (UFRJ).

Palestrante
Fábio Carrara, Solfácil Energia Solar e Serviços Financeiros Ltda.

Fundador e Chefe Executivo

Brasil

Fabio Carrara é fundador e CEO da Solfácil, a principal empresa e ecossistema de energia do Brasil com foco na descentralização. A Solfácil é a maior financiadora de geração distribuída do país e está entre as maiores comercializadoras de geradores fotovoltaicos e sistemas de armazenamento (BESS). Somando financiamento e comercialização, já participou diretamente de mais de 3 GWp de geração distribuída no Brasil.A companhia detém tecnologia proprietária e patenteada de smart meters, que permitem o monitoramento em tempo real de consumo e produção de energia, além da gestão remota dos ativos - viabilizando serviços ancilares à rede e a criação de Virtual Power Plants (VPPs).Atuante na articulação do setor, Fabio foi conselheiro da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) por dois mandatos e é atualmente conselheiro da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Antes de fundar a Solfácil, foi Project Leader no Boston Consulting Group (BCG), atuando em projetos de estratégia e transformação empresarial, e Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Project A Ventures, venture builder alemã focada na criação e escalabilidade de empresas de tecnologia. É formado em Engenharia pela USP e possui MBA pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.

Palestrante
José Neto, Bright Strategies

Gerente de Novos Negócios

Brasil

Contador, possui MBA em Controladoria e Finanças pela USP. É Diretor de Estratégia e Novos Negócios na Bright Strategies. Especialista em regulação e análise de mercado no setor elétrico, com ênfase em modelagem financeira e M&As. Coordenou diversos projetos de P&D e PEE ANEEL sobre armazenamento de energia e mobilidade elétrica, gerindo carteira de projetos de mais de R$ 200 milhões em ativos, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

Palestrante
Anderson do Nascimento Severo, IEM-Instituto de energia e mobilidade

Gerente Técnico

Brasil

Anderson Severo é graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Federal University of Santa Maria (UFSM), onde também obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica e atualmente cursa o Doutorado na mesma área.Atua como Gerente Técnico do DERlab, o maior laboratório brasileiro para ensaios em inversores fotovoltaicos em termos de potência instalada e volume de ensaios realizados, acreditado pelo INMETRO.Além disso, exerce a função de Relator do Grupo de Trabalho 4 (GT4) da ABNT CEE-253 - Energia solar fotovoltaica , contribuindo para a revisão e o desenvolvimento de normas técnicas relacionadas à integração de sistemas fotovoltaicos à rede elétrica. Atualmente o grupo está trabalhando no desenvolvimento de uma nova norma brasileira para controle de exportação de potência e operação em modo grid zero.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.