O que você deve saber sobre o mercado fotovoltaico brasileiro

Webinário gratuito

Quinta-feira, 7 de julho de 2022 I 11:00am BRT/4:00pm CEST I Idioma: Português

Em junho de 2022, o setor solar fotovoltaico ultrapassou 16 GW de potência instalada no Brasil. Mais de 11 GW estão instalados em sistemas de geração de energia elétrica próxima ou no local de consumo, chamada Geração Distribuída Solar Fotovoltaica (GDFV). São mais de 1 milhão desses sistemas de geração de energia elétrica para consumo próprio instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos. Com mais de 5 GW operacionais, a Geração Centralizada Solar Fotovoltaica (GCFV) são usinas solares de médio e grande portes, que dependem de autorização da ANEEL para gerar energia elétrica e têm se consolidado, cada vez mais, como uma tecnologia renovável de alto valor agregado à sociedade brasileira.

Com amplo apoio de 90% da população e despertando o interesse de empreendedores e líderes do poder público, a fonte solar fotovoltaica agrega benefícios socioeconômicos, estratégicos, energéticos e ambientais ao País. Detentor de um dos melhores recursos solares do planeta, o Brasil acumula desde 2012, mais de R$ 85,4 bilhões em novos investimentos trazidos pela fonte solar fotovoltaica, gerando mais de 475,5 mil novos empregos, evitando a emissão de mais de 23,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade e contribuindo para a arrecadação de mais de R$ 22,7 bilhões em tributos aos cofres públicos.

A diversificação da matriz elétrica aumenta a segurança do sistema nacional e contribui para aliviar a pressão sobre os recursos hídricos, afastando situações de escassez tanto para usos nobres, como consumo humano, agricultura e agropecuária, quanto preservando os reservatórios hidrelétricos, mitigando a adoção de medidas mais drásticas de racionamento.
Adicionalmente, a geração de energia solar, limpa e renovável, é dotada de extrema relevância no atendimento às metas assumidas internacionalmente para redução das emissões de gases de efeito estufa e a descarbonização da economia nacional. Oportunidades envolvendo tecnologia e o uso das fontes renováveis de energia para o desenvolvimento de produtos e de mercados alinhados aos princípios da economia verde, com baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social, demonstram potencial para reposicionar o Brasil no cenário mundial.

Projeções da ABSOLAR apontam que até o fim deste ano, a energia solar fotovoltaica poderá atingir 25 GW de potência instalada. A SolarPower Europe divulgou, durante o Intersolar Europe, o Global Market Outlook, estudo que contou com participação e co-autoria da ABSOLAR para a redação de dois capítulos que tratam das perspectivas do Brasil e da América Latina. O documento apresenta o Brasil como o quinto país com a maior projeção de solar FV em potência instalada adicional na matriz elétrica até 2026.

Essa mesma dinâmica, acelerada, impõe ritmo aos stakeholders setoriais a fim de garantir que a regulação, o planejamento e o engajamento institucional do setor elétrico brasileiro acompanhem a evolução do mercado e da sociedade.
Novidades tecnológicas, como os sistemas de armazenamento de energia elétrica agregam serviços importantes para consumidores, distribuidoras, transmissoras, geradoras e operadores do sistema elétrico. A sinergia verificada entre os sistemas de armazenamento e a energia solar fotovoltaica surpreende com soluções inovadoras para os diferentes serviços proporcionados.

Por fim, neste webinar serão apresentados pontos de grande relevância para o setor solar fotovoltaico, que serão contemplados de maneira mais detalhada e aprofundada no Intersolar South America.

Palestrantes

Dr. Rodrigo Lopes Sauaia, CEO of ABSOLAR

Dr. Rodrigo Lopes Sauaia é cofundador e presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil. É cofundador e membro do conselho diretivo do Global Solar Council (GSC), entidade formada pelas principais associações regionais e nacionais do setor solar fotovoltaico e que representa o setor em âmbito internacional.

Possui doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com colaboração internacional no Fraunhofer Institut für Solare Energiesysteme (Fraunhofer ISE, Alemanha), mestrado em Energias Renováveis na Loughborough University (Reino Unido), com colaboração internacional no ETH Zürich (Suíça), e bacharelado e licenciatura em Química na Universidade de São Paulo (Brasil).

Celso L P Mendes, Aranda Editora Técnica Ltda / Aranda Eventos & Congressos Ltda

Executivo com 30+ anos em proeminentes indústrias alemãs de equipamentos elétricos. Ex- Klöckner-Moeller (CEO), Flender Brasil (CEO), Siemens (Gerente-Geral de Power Switchgear), e Câmara Brasil-Alemanha SP (Membro do Board). Life Senior Member do IEEE, Membro Sênior da VDE. Cumpriu missões profissionais em 20+ países nos cinco continentes. Consultor técnico da Aranda Editora, assessora o Acordo de Cooperação com a Intersolar South America desde suas discussões iniciais (2012).

Acesse este webinário

Para acessar este webinário e todo o Acervo de Webinários com gravações e a possibilidade de baixar slides das apresentações, você deve primeiramente inscrever-se na Área de Login The smarter E.

Explore a Área de Login The smarter E

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.